Procurando o que fazer em Curitiba? A cidade oferece museus, atividades ao livre, construções históricas e muito mais para seus visitantes! Leia nesse post nossas dicas especias e prepare seu roteiro em Curitiba!
O que fazer em Curitiba
Curitiba passou por muitos planos de urbanização e hoje é internacionalmente conhecida por seu cuidado com o meio ambiente e também por suas inovações urbanísticas. Sendo um lugar ecologicamente sustentável, Curitiba possui bosques, parques e cerca de 30 áreas verdes.
A cidade possui muitas influências de outros países e por isso tem locais como o Memorial da Imigração Polonesa, o bairro de Santa Felicidade é o centro da comunidade italiana em Curitiba, também comunidades ucranianas, judaicas e japonesas podem ser encontradas na cidade.
Passeios e atividades ao ar livre em Curitiba
São muitos os locais ao ar livre que podem ser visitados em Curitiba, como o belíssimo Jardim Botânico, sendo o principal ponto turístico da cidade com inúmeros vegetais brasileiros e também de outros países, separados por alamedas e estufas de ferro e vidro. Na principal estão 3 abóboras do estilo de Art Nouveau e inspirada no Palácio de Cristal de Londres.
No Parque Barigui estão muitas espécies de animais, como as aves, pequenos roedores e capivaras que ficam livres no parque. Este é o parque mais visitado da capital e possui trilhas para caminhadas por dentro dos bosques do parque, museu, centro de exposições, equipamentos ao ar livre para a prática de ginásticas, pista de caminhadas e corridas e muito mais. O parque mais visitado da capital é o Passeio Público que fica no centro de Curitiba. Possui uma extensa área verde em meio a área urbana da cidade e preserva espécies da flora e fauna paranaense. Além dessas algumas estrangeiras. Formado por ilhotas e lagoas o destaque é a Ilha da Ilusão.
Outros parques e bosques para visitar em Curitiba são o Bosque do Papa e também o Parque Tanguá. Muitas atividades radicais e de ecoturismo podem ser praticadas nesses locais.
Prédios históricos e museus em Curitiba
Muitas igrejas e construções históricas são encontradas na capital paranaense. Destacam-se o Reservatório do Alto São Francisco, que na área externa está um prédo que funciona como um pequeno museu. Também um belo chafariz com elementos Art Noveau. O parque está localizado no bairro de São Francisco que abrange muitas outras edificações históricas de Curitiba, como o Centro Histórico que é repleto de patrimônios herdados de seus colonizadores.
O Museu Oscar Niemeyer é uma construção exuberante e o primeiro prédio foi feito por Oscar Niemeyer. Conhecido como Museu do Olho, o local é um exemplo claro de arquitetura aliada com a arte.
O Teatro Guaíra foi um dos marcos arquitetônicos modernistas do Paraná e possui 3 auditórios e 4 corpos estáveis como a Orquestra Sinfônica do Paraná e o Balé Teatro Guaíra.
Curitiba é repleta de atrações durante o dia e a noite também. A vida noturna da capital é bastante agitada e sua gastronomia muito rica. Mas para continuar os passeios turísticos nos parques, bosques, museus e principais pontos turísticos para aproveitar bem o dia e a tarde em Curitiba separamos a seguinte lista:
– Prédio da Galeria Heisler, lugar com comércio variado e cheio de história.
– Museu de Arte Sacra, no centro histórico e abriga cerca de 800 peças de objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras e muito mais.
– Solar do Barão, complexo cultural que abriga funcionalidades da Fundação Cultural de Curitiba.
– Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib, da comunidade árabe em Curitiba.
– Palacete Tigre Royal, um exemplo de arquitetura clássica com fachada artesanal.
– Palácio Riachuelo, que hoje abriga um pensionato, é um lugar rico em história da capital.
– Relógio da Rua Riachuelo, fica no alto de um imóvel e remete a história da Relojoaria Raeder.
– Bondinho da Rua XV de Novembro, um dos pontos mais simpáticos e de grande apreciação em Curitiba.
– Praça Garibaldi, localizada no Setor Histórico da capital.
– Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, é a segunda igreja de Curitiba construída pelos escravos no ano de 1737.
Dica especial:
Se quer passear por esses lugares de uma forma diferente e bem guiada, Curitiba oferece a “Linha Turismo” que é uma linha especial que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. O roteiro passa por lugares como a Praça Tiradentes, a Rua das Flores, a Rua 24 horas, o Museu Ferroviário, o Jardim Botânico e mais 20 locais. O serviço oferece informações gravadas sobre os locais nos idiomas: português, inglês e espanhol. Essa sim é uma boa dica de viagem.
Curitiba tem muita coisa boa para oferecer à seus visitantes, não é mesmo? Aproveite a viagem e visite o máximo de lugares que puder! O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário e se tiver dicas legais, compartilhe conosco!
Leia também sobre o clima e como chegar em Curitiba!
Foto de capa: www.copa2014.gov.com.br