Imagine enormes paredões de pedra, com cachoeiras e corredeiras, além de lindos rios por toda parte. Assim é a Chapada dos Guimarães. Mas isso tudo é ainda melhor se você for na época certa, não é mesmo? Conheça nesse post o clima e quando ir para a Chapada dos Guimarães!
Clima e quando ir para a Chapada dos Guimarães
Com um ar bucólico, o Parque Nacional pode ser visitado durante todos os meses do ano, contudo, é preciso ter cuidado com a época de chuva. Os meses mais apropriados para passear na região são os de abril até setembro. Essa é a época de seca. Agora, de outubro a março o calor dá mais coragem para entrar nas cachoeiras, contudo, há mais chances de chover nesse período. Uma dica importante é tentar evitar o inverno, isso porque a nebulosidade prejudica a visão e você terá dificuldades para apreciar toda a beleza do lugar.
Foto: circuitomt.com.br
Com uma média de 18 mil habitantes, a cidade que energias positivas atraem turistas do mundo todo. Por lá, a temperatura anuais varia de 25º C (na Baixada Cuiabana) a 21,5º C (no topo da Chapada dos Guimarães). Mas, no verão os termômetros costumam a marcar podem superar os 38º C .
Mas o clima no Parque também pode cair e chegar a – 5º C. Essa queda brusca de temperatura costuma ocorrer no tempo seco, devido as “friagens” – uma invasão da massa polar sobre o continente.
Com uma área de 6249,44 km², a Chapada dos Guimarães está a uma latitude 15º27’38” sul e a uma longitude 55º44’59” oeste, estando a uma altitude de 811 metros. O lugar é o segundo município mais alto de Mato Grosso.
O clima por lá se caracteriza pela estação seca e chuvosa. É raro ter registro de geadas, costumam acontecer a cada cinco anos. A menor temperatura já registrada no Parque foi de (-)4º no dia 18 de julho de 1975.
As chuvas diárias acontecem na famosa época da cheia. Esse período costuma ser de novembro a março. A chuva não costuma impedir os turistas de visitar nenhum ponto turístico, mas o que acontece é que as cachoeiras perdem um pouco da beleza por apresentar águas barrentas.
Foto: www.portalvital.com
Mas, se for viajar para Chapada dos Guimarães na seca (que acontece entre os meses de maio a setembro) vai encontrar cachoeiras com poços esverdeados de águas cristalinas. Muitos costumam achar que o mês de setembro é o ideal para visitar a região, entretanto, as cachoeiras ficam com um volume de água menor. Mas, pra quem quer ver um pôr-do-sol que é o ápice da natureza, esse é o mês ideal.
Já nos meses de julho a outubro, que possui altas temperaturas, o Parque costuma registrar queimadas. Há casos em que o Parque precisa ser até fechado para que consigam combater os focos do incêndio.
Foto: www.viagemfamilia.com.br
Nem precisamos dizer que a Chapada dos Guimarães tem uma vegetação rica. Por lá, há árvores e muitas espécies de flores perfumadas. A vegetação que predomina é o cerrado, com inúmeras árvores contorcidas. Os biólogos costumam dizer que as pessoas caminham rodeadas de farmácias, já que há infinitas espécies de ervas medicinais e, muitas delas, ameaçadas e extinção.
O clima da região também é propício para as orquídeas e bromélias, que vão dando um ar ainda mais bonito ao local.
Na fauna é possível encontrar lobo-guará, tatu, os principais os cágados, além do jacaré-coroa e veado-campeiro, tamanduá-bandeira dentre outros.
Foto: geolocation.ws
Dicas importantes para quem estiver planejando ir a Chapada dos Guimarães:
Quando estiver planejando uma viagem para Chapada dos Guimarães é importante saber que não é permitido acampar ou colher algum material biológico sem autorização oficial.
Quando visitar o Parque, procure não oferecer alimentos aos animais silvestres e mantenha sempre uma distância. Por lá, admire a natureza sem agredir e nem tocar nas espécies. Por onde caminhar, mantenha sempre as porteiras fechadas para evitar a fuga os animais.
Foto: trilhandoviagens.wordpress.com
Uma dica importantíssima é sobre o lixo. Tenha na bolsa/mochila sacos plásticos para que você possa guardar seu lixo até encontrar uma lixeira.
Outra dica importante é não sair do caminho das trilhas pré-determinadas pelo seu guia. Não se arrisque em usar atalhos desconhecidos. O caminho que parece ser perto, pode ficar muito longe e perigoso depois.
Antes de começar a trilha, certifique-se que está com os itens fundamentais para o trajeto como: lanterna, material para primeiros socorros, alimento, água e roupa de frio. Você vai encontrar trechos para enfrentar com dificuldade, lembre-se sempre que são apenas desafios. Se encontrar alguma irregularidade no caminho, procure denunciar aos órgãos competentes.
E lembre-se planeje sua viagem e saiba qual a melhor época para sua visita conhecendo bem o clima e quando ir para a Chapada dos Guimarães.
Gostou das nossas dicas? Tem alguma sugestão? Conta pra gente aqui nos comentários!
Leia também nossas dicas de diversão e gastronomia na Chapada dos Guimarães!
Uma ótima viagem para você!