Guia de Canela – RS

Canela é muito famosa nas terras gaúchas e no Brasil pela sua natureza privilegiada. Por ser muito próxima a Gramado – maior pólo turístico do Rio Grande do Sul – é muito visitada por quem vai conhecer sua vizinha. A cidade tem no seu marco histórico o turismo, praticamente desde sua fundação. Repleta de atrações e paisagens naturais de tirar o fôlego, seu clima e localização fazem desta cidade um destino de viagem extraordinário. Leia nosso guia de Canela e boa viagem!

Localização e geografia

Canela é um município localizado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Sua população é de 42.057 habitantes e tem uma área de 253.772 km². Fica a 123 km de Porto Alegre e apenas a 6 km de Gramado. Seu clima é bastante frio no inverno, podendo até nevar, pois as temperaturas alcançam marcas negativas e a média de precipitação é maior no mês de junho (49 mm). As geadas no inverno são comuns. No verão, as temperaturas sobem podendo chegar aos 30º C, mas a possibilidade de chover é bem baixa. Ou seja, no verão o tempo é quente e seco (não escaldante, pois quando o sol baixa as temperaturas ficam bem amenas) e o inverno é bem frio e úmido. O clima é classificado como subtropical, a média de temperatura anual é 18º C e o principal rio da cidade é o Rio dos Sinos.

A cidade fica a 837 metros acima do nível do mar, seu relevo é bastante acidentado e sua hidrografia abundante. É por isso que Canela se tornou um importante pólo do ecoturismo: sua natureza proporciona lindas paisagens naturais como vales, cascatas – destaque para a famosa e lindíssima Cascata do Caracol – e montanhas.

Sua vegetação consiste basicamente nas florestas de araucárias principalmente nas maiores altitudes. Localizada na Região das Hortênsias (que incluem Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis), Canela se enfeita naturalmente com a beleza dessas flores, principalmente na época da primavera.

Foto: www.pbase.com

História de Canela

A cidade possui esse nome devido a uma gigante árvore caneleira que hoje se localiza perto do centro da cidade, onde os tropeiros da região costumavam descansar. No século XIX, grande parte dos moradores da região eram imigrantes alemães e italianos (influência que vemos até hoje na excelente gastronomia da cidade) que viviam em fazendas e se mantinham basicamente pela atividade pecuária.

No início do século XX, quando o desbravador Coronel João Correia Vieira da Silva – cujo nome foi dado a principal praça da cidade – construiu uma estrada de ferro que ligava Canela e Taquara, iniciou-se a formação de um núcleo urbano, que também atraía interessados na atividade madeireira. Nessa época também foram construídas serrarias para fomentar a exploração. A data oficial de criação da cidade é 28 de dezembro de 1944, quando se emancipou do município de Taquara.

Foto: www.estacoeseferrovias.com.br

Desde os primórdios de sua existência Canela atraiu interessados em turismo na cidade, devido sua belíssima paisagem natural. Tanto é que o hotel turístico mais antigo de Canela tem quase 100 anos – foi construído em 1916. Até hoje a cidade mantém sua fama de pólo da indústria do turismo, com uma abastada rede de hotéis e pousadas para ninguém botar defeito. Mas essa atividade não se manteve sempre como o ápice da cidade: o turismo sofreu uma grande baixa em 1944 com a proibição do jogo no país, já que um dos grandes atrativos de Canela era o cassino Palace Hotel.

Mesmo assim, Canela conseguiu se reerguer até se tornar hoje uma das cidades brasileiras com a melhor rede de hotelaria do Brasil. Possui uma vasta oferta de serviços, restaurantes, baladas motivos pelos quais atrai tantos turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, curiosos para conhecer o paraíso que é Canela.

Foto: www.cicturismo.com.br

Tanto pela sua história quanto pelo seu clima europeu, Canela é uma cidade apaixonante e já se tornou um dos destinos favoritos dos brasileiros nas férias! Aproveite as dicas de nosso guia, e se deixe encantar por este lugar de belezas inigualáveis e lindos pontos turísticos! Em Canela você encontrará inúmeras atividades e asseguramos que não irá faltar o que fazer em sua viagem!

Compartilhe nos comentários suas opiniões e dicas especiais sobre Canela, e pé na estrada!

Foto capa: www.hoteisgramado.tur.br

David Andrade: