Um dos maiores destinos turísticos de inverno do Brasil, Campos do Jordão possui tantos encantos que não é a toa que recebe apelidos e atribuições carinhosas como “a Suíça Brasileira”, “melhor clima do mundo” e “montanha mágica”. O deslumbre dos turistas com esta cidade se dá por diversos fatores, mas nenhuma de suas diversas atrações teriam sentido, se não fossem suas características geográficas. Conhecer a história desta pequena e charmosa cidade e sua privilegiada localização é compreender o porquê de tantos brasileiros (e estrangeiros) escolherem Campos do Jordão como um dos melhores destinos turísticos do país.

Um dos destinos turísticos de inverno mais procurados do Brasil,  Campos do Jordão possui tantos encantos que não é a toa que recebe apelidos e atribuições carinhosas como “a Suíça Brasileira”, “melhor clima do mundo” e “montanha mágica”. Confira nesse guia dicas sobre localização de Campos do Jordão, clima, atrações, pontos turísticos, quando ir e muito mais em nosso mini guia de Campos do Jordão! Boa leitura!

Geografia e localização  de Campos do Jordão

Não se pode falar de Campos do Jordão sem falar de altitude. Localizada na Serra da Mantiqueira (interior de São Paulo), sua sede administrativa fica a 1.628 metros acima do nível do mar e, portanto, é o município mais alto do país. A distância de São Paulo é de 167 km, 303 km do Rio de Janeiro e 477 km de Belo Horizonte. A cidade ocupa uma área de 290 km² e sua população é de 50.541 habitantes.

O clima de Campos do Jordão é conhecido como um dos melhores do Brasil. O verão apresenta temperaturas amenas e muito sol, enquanto que no inverno as temperaturas chegam a ser negativas, sendo que a média de temperatura por ano fica na faixa dos 13º C. O sol está presente em praticamente todas as épocas do ano. O clima de Campos do Jordão é classificado como tropical de montanha ou tropical temperado e possui as quatro estações do ano bem definidas. O principal rio da cidade é o Capivari.

O tipo de vegetação encontrada na região é a de mata e a campestre. A paisagem natural de Campos do Jordão é formada pelas florestas de Araucária, pinheiros, cachoeira e formações rochosas surpreendentes. A pedra do Baú, por exemplo, possui impressionantes 1.950 metros de altura e é umas das maiores atrações turísticas da região.

guia-campos-do-jordao-pedra-bau

Foto: https://vanderdissenha.wordpress.com

 

Viagens Personalizadas para Campos do Jordão

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada para Campos do Jordão? O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim, incluindo um roteiro 100% personalizado para você! Conheça mais sobre o Instaviagem.

 

Um pouco da história de Campos do Jordão

 guia-campos-do-jordao-estrada-de-ferro

Foto: http://camaracamposdojordao.sp.gov.br/

O nome da cidade leva o sobrenome de seu proprietário: o Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, um dos maiores donos de terra da época do Império, membro do Governo Provisório e diretor do Tesouro da Capitania de São Paulo. As terras foram hipotecadas a ele em 1823 pelos herdeiros do homem que as desbravou: Inácio Caetano Vieira de Carvalho. O Brigadeiro, mais tarde, acabou comprando a sesmaria perto da época do natal e então o local ficou conhecido como Fazendas de Natal.

Com o passar do tempo, os locais passaram a se referir às Fazendas como campos do Jordão. Seus herdeiros, por sua vez, após sua morte desmembraram a propriedade e venderam-na em partes para vários proprietários. Um deles foi Mateus da Costa Pinto, que em 29 de abril de 1874 comprou algumas áreas perto do Rio Imbiri sendo essa a data oficial de fundação do município.

Curiosamente, devido sua altitude e seu clima, Campos do Jordão se tornou um pólo de tratamento para doenças pulmonares nos anos 20. Começaram a ser construídos sanatórios que atraiam doentes do todo o país para se curarem na pureza do ar e na irradiação solar. Até a década de 1940, a região tinha 14 sanatórios. Em meados da década de 30, a cidade começou a se transformar em pólo turístico com a ida dos moradores abastados de São Paulo em busca do clima e da natureza.

Casas de veraneio foram sendo construídas e a fisionomia da cidade foi lentamente mudando. Surgiram os primeiros hotéis exclusivos para turistas. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, por exemplo, que antes servia para transportar os doentes vindos de outros municípios, se converteu em meio de transporte de trens turísticos de luxo. Assim, a cidade foi se modificando até que se tornou um dos maiores pólos turísticos do Brasil.

Curiosidades sobre Campos do Jordão

guia-campos-do-jordao-chocolate

 

Foto: https://oitinerante.wordpress.com

Campos do Jordão possui o título de Estância Climática, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo a cidades que apresentam características específicas definidas por lei. O clima ameno de montanha, a natureza preservada, as belezas naturais e as atividades de lazer ao ar livre são alguns dos elementos que fizeram Campos do Jordão ganhar o título. Com isso, ela também recebe verbas do governo destinadas especificamente ao fomento do turismo regional. A cidade também é uma Área de Proteção Ambiental desde 1984. Em 1957, no Congresso de Climatologia em Paris, o clima de Campos do Jordão foi considerado o melhor do mundo.

O turismo corresponde a 80% da atividade econômica da cidade, sendo que nas altas temporadas – junho e julho – costuma receber 1 milhão de visitantes. Campos do Jordão, inclusive, é o destino turístico brasileiro mais procurado no inverno. Possui inúmeros e lindos pontos turísticos além de muita gastronomia e baladas.

Mas não é só do turismo a estância vive: a confecção de malhas, o artesanato, gastronomia e a produção de chocolate também ajudam a produzir riqueza. Assim, quando fizer sua visita, fique de olho nas mais diversas lojas de chocolates de produção local e se delicie. Não deixe de ir também a alguma loja de malharia (são muitas) e apreciar o artesanato da região.

Em resumo, Campos do Jordão é sem dúvidas um lugar muito especial onde não falta o que ver e fazer. Tanto pela sua história quanto pelo seu clima mais que perfeito, é incrível a maneira como as pessoas se apaixonam pela cidade instantaneamente e fazem dela um destino certeiro nas férias ou até em um mero fim de semana. Se deixe levar pelas maravilhas de umas das cidades mais encantadora do Brasil e aproveite as dicas de nosso guia. Compartilhe nos comentários suas opiniões e dicas especiais sobre Campos!

Foto Capa: http://www.metro.tur.br/

David Andrade

Ver Todos os Posts

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem somos?

Somos a maior agência online especializada em pacotes de viagem 100% personalizados. Você preenche um formulário e nossos especialistas montam um pacote feito sob medida pra você!

Conheça nossos pacotes: www.instaviagem.com