O que fazer em Caeté

A pequena cidade de Caeté com cerca de 40.000 habitantes fica próxima a capital Belo Horizonte e faz parte do Circuito do Ouro e da Estrada Real. Caeté carrega uma rica história a começar que foi um dos palcos da Guerra dos Emboabas entre 1708 e 1709. Veja aqui o que fazer em Caeté!

O que fazer em Caeté

Com um patrimônio cultural, natural, arquitetônico e artístico preservados, a cidade tem muitos atrativos turísticos do passado. Alguns exemplos são o Museu Regional, o Museu Casa João Pinheiro, do século XVIII, e a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, local do início da carreira de Aleijadinho.

Além dos exemplares arquitetônicos do período colonial e o estilo barroco e rococó nas igrejas, Caeté possui lugares de natureza incrível como a Serra da Piedade, ponto turístico que atrai milhares de romeiros ao topo dos 1.746 metros, onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. A vista sobre a serra é outro ponto turístico da região.

Foto: www.saosebastiaofabricssr.com.br

O turismo de aventura também atrai muitos visitantes. A cidade e suas vizinhas possuem cachoeiras, caminhos nas matas para quem gosta de trekking e ecoturismo, parques equipados com circuitos para realização de esportes radicais como escaladas, arvorismo, slackline.

Já para os fãs de umas comprinhas, além de ser um bom passeio andar pelo centro histórico e pelas praças, a cidade oferece artesanato de palha de bananeira, acessórios e bonecas de tecido, pedras usadas principalmente em semijoias, rendas, peças religiosas.

Caeté é uma cidade agradável, cheia de histórias, culinária atraente, lojas de artesanato e de atividades ao ar livre, onde o turista é recebido com simpatia pelo povo caeteense.

Igrejas de Caeté

Caeté possui muitas igrejas predominantemente barrocas, cheias de histórias e riquezas. Entre as mais famosas, pontos turísticos imprescindíveis, estão a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Igreja Matriz Nossa Senhora de Bonsucesso e Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Obras de Aleijadinho, pinturas de Mestre Ataíde, altares talhados revestidos de ouro e muitas relíquias do passado podem ser apreciadas no interior das igrejas de Caeté.

Foto: www.caete.mg.gov.br

Museus de Caeté

Complementando a acervo arquitetônico e cultural da cidade, os museus expõem objetos que contam muitas histórias dos séculos passados como da época do Ciclo do Ouro. Destacam-se o Museu Regional, Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro, mais conhecido como Solar do Tinoco, e o Museu da Cachaça. Instalados em sua maioria casarões coloniais dos séculos XVII e XVIII é um passeio incrível com muitas surpresas sobre o passado de Minas Gerais e do Brasil.

Atrações ao ar livre em Caeté e nos Arredores

A cidade e região tem grande potencial para o turismo de aventura com destaque para o arvorismo. Caeté apontada pela revista Veja como um dos nove melhores destinos para a prática de esportes radicais. Um dos pontos turísticos para escaladas é a Pedra Branca, localizada em Caeté. Do alto se tem uma bela vista da cidade e da Serra da Piedade.

Foto: www.pousoeprosa.com.br

Outras atrações turísticas ficam nos distritos vizinhos como a bela Cachoeira de Santo Antônio em Morro Vermelho; a Serra da Água Limpa para quem gosta de ecoturismo, em Antônio dos Santos; o parque Canela de Ema com atividades de turismo de aventura e prática de esportes radicais, localizado na divisa com Barão de Cocais. Para quem for para Caeté pensando em curtir o ecoturismo é importante conhecer o clima para ir na estação ideal!

Compras em Caeté

Caeté se destaca na culinária pelos doces típicos como o queijão, original do distrito de Morro Vermelho. Curiosamente não tem nenhum queijo no preparo. É, na verdade, feito de ovos e doce de leite. Dizem os moradores que antigamente a iguaria era feita em forma de queijo, daí o nome.

As quitandas atraem os turistas pelo paladar: são mesas fartas com broas diversas, biscoitos, bolos, roscas vendidos pela cidade. Tudo feito no fogão à lenha e seguindo as tradicionais receitas do passado.

Na ala dos salgados o destaque é o famoso bolinho de feijão, adaptado do acarajé baiano. No lugar do azeite de dendê, entra a banha de porco, e do vatapá, o queijo minas.

A gastronomia local conta ainda com geleias, compotas, conservas. Além das bebidas como a cachaça e os licores com sabores característicos, produzidos na região de Caeté, entre os quais, banana, jabuticaba, pitanga e gabiroba.

O artesanato também é forte em Caeté com produtos confeccionados a partir das variadas matérias-primas da região como a palha de banana. Os destaques são as famosas bonecas de pano, tapetes e cerâmica.

Que tal experimentar as delícias da culinária caeteense e dar uma volta pelas lojas da cidade?

Boutique de Artesanato

Uma galeria de arte com objetos em madeira, metal, bonecas de pano, oratórios, tecido, tapetes de arraiolo, biscuit, pintura, cerâmica.

Endereço: Rua Nunes Viana, 18 – Caeté.
Site: https://www.facebook.com/boutique.artesanato
Telefone: (31) 3651-1059

Foto: www.facebook.com/boutique.artesanato

Casa do Artesão

A Casa do Artesão reúne trabalhos de vários artistas que fazem a integração das suas peças para venda ao público. Os produtos são feitos em bambu, palha de banana, madeira, pedra sabão, fuxico, tricô, bordados, vidro, velas, cerâmica.

Endereço: Praça João Pinheiro, 160 – Centro – Caeté.
Telefone: (31) 3651-1964

Feiras do Final de Semana

Feirinha do Poliesportivo

A feirinha dos produtores, realizada pela Associação dos Feirantes e Artesãos de Caeté, acontece aos sábados a partir das 8h com venda das comidas típicas: bolinho de feijão, temperos, pimentas, cachaças, licores, além de artesanato.

Endereço: Ginásio Poliesportivo de Caeté – Av. Carlos Cruz, s/n° – José Brandão – Caeté.

Feira Livre dos Produtores Rurais

Inaugurada em março de 2014, a feira é realizada aos domingos na sede do Clube do Cavalo. O visitante encontra quitandas, produtos da agricultura local, guisados, doces, temperos, bebidas, lanches e artesanato típico.

Foto: amocaetes.blogspot.com

Endereço: Av. João Pinheiro, 170 – Centro – Caeté.

Curtiu nossas dicas de passeios em Caeté? É muita coisa linda não é mesmo? Então agora corra para reservar a sua pousada e siga rumo a Caeté! Se tiver dúvidas pode perguntar a vontade nos comentários abaixo!

Foto capa: randomwallpapers.net

David Andrade: