Guia de Brotas

Brotas é considerada a capital paulista do turismo de aventura devido as suas boas cachoeiras e rios ser perfeitos para a prática de esportes radicais mesmo por amadores e até por atletas profissionais. Conheça nosso guia de Brotas.

Guia de Brotas

Os amantes na natureza podem aproveitar para fazer rafting e aqueles menos corajosos podem fazer o boia-cross. Além das águas, há outras opções “radicais” que permitem desbravar os lindos cenários ao redor de Brotas como a cavalgada, ciclismo e voo de ultraleve.

No nosso guia de viagem de Brotas você vai descobrir, através deste artigo, como esse pequeno município que fica no coração do estado paulista é hoje um dos destinos favoritos daqueles que gostam e precisam do contato com a natureza. Conheça Brotas comigo!

Informações Históricas

Foto: wikimapia.org

De acordo com historiadores, o município de Brotas surgiu a partir de uma capela. O ano era 1839 e a Igreja era a Capela de Santa Cruz. Logo surgiu ali um povoado que começou a ser povoado por famílias mineiras.

Em 1841, Brotas se tornou Distrito de Araraquara já em 1853 foi transferido para Rio Claro. Somente em 1859 que se tornou Município. Contudo, o aniversario de Brotas é comemorado no dia 03 de maio que é o mesmo dia que se comemora e homenageia Santa Cruz.

Inicialmente, Brotas tinha sua economia baseada na cultura do café até o seu declínio, onde passou a desenvolver a agroindústria da laranja, cana, eucalipto e agropecuária.

O desenvolvimento da economia sustentável baseada no turismo rural, ecoturismo e o de aventura começou a aflorar a partir da década de 1990 quando Brotas foi incluída em um programa de turismo promovido pelo estado de São Paulo. De certa forma, pode-se dizer que Brotas ainda está sendo descoberta pelos turistas.

Origem do nome “Brotas”

Foto: http://www.hiperativos.com.br

O curioso nome da cidade possui 4 possíveis hipóteses para explicar a sua escolha. A primeira se refere a Brotas como o olho d’água ou brota d’água.

A segunda hipótese se refere ao broto de capim que é um tipo de mato muito comum de se brotar nas proximidades das pousadas de trilheiros. Já a terceira hipótese é uma forma derivada de “bolotas” que não tem nada a ver com bolas em si, mas com um tipo de bolo característico que é fabricado no lugar.

Por outro lado, a quarta e ultima hipótese e que, por sinal, é a mais aceitável se refere às origens da fundação de Brotas, em especial, a uma pessoa: Dona Francisca Ribeiro dos Reis que é considerada como uma fundadora da cidade.

Segundo os nativos, ela era descendente de portugueses católicos e como era devota de Nossa Senhora das Brotas resolveu prestar uma homenagem à santa ao dar o seu nome à cidade.

Como curiosidade: Ainda existe na Capela de Santa Cruz uma imagem de Nossa Senhora das Brotas que é do século XIX e, até antes do aparecimento de Nossa Senhora de Fátima, no ano de 1917, era a santa reverenciada em Portugal.

Dados geográficos de Brotas

A cidade de Brotas possui uma temperatura média anual de 22º C e o clima predominante é o Tropical. A vegetação predominante da região é o Cerrado e o Campo. Com uma altitude de 661 metros, o relevo vai do plano ao ondulado.

Curiosidades sobre Brotas

Foto: http://www.hotelvivendadascachoeiras.com.br

Toda cidade possui uma frase que a define. No caso de Brotas, o município também é conhecido como “Cidade da Amizade” ou “Cidade Capital da Vara de Pesca” uma vez que, Brotas é a cidade que mais produz varas de bambu no país.

Outra curiosidade é que muitas pessoas não sabem, mas Brotas quase se tornou a capital do estado de São Paulo na década de 80. Tal possibilidade chegou a ser trabalhada (através de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa) já que Brotas possui uma ótima localização e excelente manancial hídrico. Porém, como São Paulo continua a capital nem é necessário dizer que o projeto não deu certo!

Informações Uteis

DDD de Brotas: 14
Voltagem: 110 V
Operadoras de Celulares: Vivo, Tim e Claro

Telefones Uteis

Corpo de Bombeiros: (14) 3653-1870 / 193
Delegacia de Polícia: (14) 3653-1105
Ponto de Táxi: (14) 3653-1572 / 3653-5682
Prefeitura Municipal de Brotas: (14) 3653-9900
Ouvidoria Municipal: (14) 0800 770 9796
Terminal Rodoviário: (14) 3653-1538

Neste guia, você viu que Brotas é uma cidade que abriga, em meio a suas serras, vários atrativos culturais, naturais e históricos. Brincadeiras a parte, ali a vida se “brota” e desenvolve de modo belo, simples e encantador. Concorda? Deixe a sua curtida neste artigo abaixo.

Reserve sua pousada conosco.

Foto capa: http://www.seguroviagem.org

David Andrade: