Bombinhas oferece várias atrações turísticas de encher os olhos, corações e memória de seus visitantes. São diversos atrativos naturais e culturais que você não pode deixar de conhecer para depois ter muito assunto para dividir com os amigos e familiares. Veja a seguir quais são os principais pontos turísticos de Bombinhas que a fazem ser tão especial e única.
Pontos turísticos de Bombinhas
Morro do Macaco:
Localizado entre as praias de Conceição e Canto Grande. Através de trilha você alcança o topo que é de 250 m de altitude, em média, e pode contemplar a bela vista panorâmica da região, a península e as ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Casa de Cultura Piana do Crivo:
É o espaço cultural onde é a sede da Fundação Municipal de Cultura e que funciona a Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, o Polo autossustentável “Produtos Daqui”, o Cinclube Pescadores em Rede e diversas oficinas culturais.
Endereço: Rua Primavera, 28 (esquina com a Avenida Girassol) – Bairro Morrinhos
Telefone: (47) 3393-3706 ou 3369-2690
Capela Imaculada Conceição:
A sua inauguração foi realizada em 1928 e acabou sendo arruinada em 1970 devido à ocorrência de raios que atingiram suas torres e, por isso, sendo abandonada. Sua reconstrução foi iniciada em 2000 e inaugurada somente em 2005.
A capela fica aberta todos os dias para visitação. Como fica no alto de uma montanha entre as praias de Ribeiro, Bombas e Bombinhas é uma referencia para os pescadores como uma espécie de bussola.
Endereço: Rua Cherne s/nº – Centro
Museu Naval Casa do Homem do Mar:
É um dos mais importantes e maiores da America Latina e possui um grande e significativo acervo sobre a história do mar, do homem e a relação entre ambos. É possível encontrar roupas de marinheiros, piratas e algumas embarcações antigas. Neste museu você verá o maior quadro naval do mundo.
Endereço: Avenida Falcão, 2.200 – Bairro Bombas
Telefone: (47) 3363-5786
Dias e horários de visitação: Terça a domingo
Alta temporada: das 14 às 20 horas
Baixa temporada: das 14 às 18 horas
Museu e Aquário Marinho
O CEMAR (Centro de Estudos do Mar) é um museu particular do estado catarinense e que possui um acervo com mais de 3.000 espécies de invertebrados marinhos, alem de outras riquezas aquáticas comuns de se encontrar no fundo do mar.
O museu tem uma importante parceria com a Ilha de Porto Belo, através do programa Escola do Mar que oferece ao público diversas atividades escolares.
Endereço: Rua Leopardo, 800 – Bairro José Amândio
Telefone: (47) 9974-7791
Dias e horários de visitação:
Alta temporada: das 10 h às 20 h (diariamente)
Baixa temporada: das 14 às 18 h (diariamente)
Foto: kickante.com.br
Museu comunitário Engenho do Sertão:
Fundado pelo Instituto Boi Mamão, o museu tem a importante missão de preservar a cultura da vila de pescadores da região, a qual é muito influenciada pela tradição açoriana. Neste espaço você verifica a réplica de um engenho de farinha de mandioca onde se fazem a famosa farinha de biju.
Conhece a consertada? Ao visitar o museu poderá experimentar a tradicional cachaça com café e especiarias. Há ainda uma aconchegante cabana feita de madeira de demolição onde é possível se hospedar 2 pessoas.
Tanto a visita quanto a hospedagem devem ser previamente agendadas.
Endereço: Rua: Abacate, 452 – Bairro Sertãozinho
Telefone: (47) 3393-3099
Instituto Kat Schürmann:
É um espaço de aproximadamente 17.000 m², no meio da Mata Atlântica, cujo objetivo é promover a conscientização e educação ambiental através de exposições, estação própria de esgoto, auditório e laboratório de educação ambiental marinho. Para visitar o instituto você deverá agendar com antecedência.
Endereço: Avenida Vereador Manoel José dos Santos, s/nº – Centro
Telefone: (47) 3393-7112
Foto: ikschurmann.blogspot.com.br
Mirante Eco 360º:
É um dos pontos mais elevados e que permite contemplar uma bela e inesquecível vista panorâmica de Bombinhas e até Florianópolis (em dias claros). Há ainda um museu logo no inicio onde poderá conhecer um pouco sobre a fauna e flora da região, assim como também o rádio transmissor que é de fabricação israelita e que servia de comunicação direta com aquele povo e objetos de naufrágios que ocorreram na região.
No Mirante você pode praticar escalada, rapel e descer de tirolesa. Geralmente é cobrado um valor para ter acesso à região de aproximadamente R$ 10 por pessoa. Para maiores informações sobre o valor e horários permitidos para visitação é só entrar em contato pelo telefone: (47)3393-4829
Foto: casadoturista.com.br
Pôr do Sol na Praia de Zimbros:
Se optar por visualizar o pôr do sol na praia de Canto Grande ou de Morrinhos você estará diante de um dos atrativos de Bombinhas mais lindos e espetaculares que se tornarão inesquecíveis em sua memória.
Trilha da Galheta:
Diante de tanta beleza natural é provável que há muito o que ver em parques como o do Galheta onde se pode encontrar belos exemplares de fauna e flora locais uma vez que, estará explorando uma extensa área da mata atlântica. Fica na costa esquerda da praia de Bombas.
Este roteiro traçado dos mapas dos pontos turísticos de Bombinhas é para te mostrar o quanto a cidade reúne atrativos diversos que agradam os seus visitantes a ponto de não quererem ir embora do balneário. Se acontecer o mesmo contigo será totalmente compreensível.
Foto: viajesantacatarina.wordpress.com
Veja mais publicações super legais sobre Bombinhas e programe o seu passeio! Se tiver dúvida fale com a gente nos comentários abaixo!
Foto capa: www.residencialverdesmares.com.br/bombinhas