A cidade de Bombinhas é um dos maiores destinos turísticos do sul do Brasil, é o menor município de Santa Catarina, porém possui 39 deslumbrantes praias de águas claras e areias finas e brancas. Bombinhas possui uma bela história, onde a vila de pescadores reúne mais que “causos” e sim elementos culturais de importante riqueza. Veja nosso guia de Bombinhas!
Guia de Bombinhas
O município ainda é jovem, pois sua emancipação de Porto Belo ocorreu em março de 1992. Segundo o IBGE, a população é de 17.477 habitantes. Neste artigo, iremos apresentar a história, importância e algumas curiosidades sobre Bombinhas – a capital do mergulho ecológico, da pesca artesanal e uma das praias mais bonitas do Brasil.
Fotot: guiabombinhas.com.br/roteiro.php
História de Bombinhas
O município está somente a 70 km de Florianópolis e próxima a cidades famosas como Balneário de Camboriú, Itapema e Porto Belo. Bombinhas é a única cidade no sul do Brasil como uma península e possui grande parte do seu território em área de preservação ambiental (APA).
Sobre a fundação da cidade de Bombinhas, a mesma foi explorada em 1527 pelos colonizadores espanhóis e colonizada pelos portugueses (principalmente da região de Açores) em 1748. Além da presença europeia, haviam os índios carijós que habitavam a região.
A primeira praia a receber um europeu, segundo informações “históricas” foi a de Zimbros que, a princípio, recebeu o nome de São Sebastião, por explorador Sebastião Caboto, o qual estava a serviço do rei da Espanha. Logo vários açorianos vieram para a região e trouxeram seus costumes e cultura que prevalecem até hoje como, por exemplo, o carro de boi, olaria de cerâmica e artesanato.
Foto: pinterest.com/pin/557953841310275829
Eles se dedicaram a agricultura nos morros e adaptaram os engenhos, enquanto os índios ficavam mais próximos do mar para se dedicar a pesca. Com isso, desenvolveu-se a pesca artesanal, a de tainha por meio de arrastão e o cultivo de mariscos.
Devido a essa vocação natural, Bombinhas despertou a atenção de povos da região que passaram a se interessar pelo município e, partir da década de 1950 o fluxo de visita e ocupação aumentou consideravelmente a população até culminar a emancipação da cidade.
Historicamente, a origem do nome Bombinhas remota ao fato curioso da semelhança de sons da água do mar ou ao pisar na areia da praia que pareciam o estouro de Bombas ou Bombinhas.
Curiosidades
Além de possuir clima agradável em grande parte do ano, também possui lendas e fatos curiosos que permite fazer com que você conheça Bombinhas de uma forma mais interessante como se pode observar. Veja algumas delas:
Gruta do Monge
O relevo de Bombinhas possui diversos fatos integrantes como da gruta que fica localizada na Ilha do Arvoredo que, de acordo com moradores, certa vez surgiu um homem que vestia roupas escuras semelhantes à de um monge e passou a viver por muitos anos nesta gruta até que um dia sumiu misteriosamente sem deixar nenhuma pista. Para alguns ele era um santo e para outros um bruxo. O certo é que, em decorrência desta historia, a gruta recebeu esse nome.
A misteriosa luz da Capela
Os nativos relatam que sempre que se terminava a reza de novenas na Igrejinha que fica no morro do cemitério, aparecia uma luz na janelinha da capela. Nunca se soube do que se tratava, mas achavam que era algum tipo de referência quanto a algum tesouro enterrado no local.
Foto: flickr.com/photos/bruno_duarte/5183204714
Visões com bruxas
Contam que existiam bruxas na região, as quais se transformavam em animais como borboleta para se disfarçarem quando percebiam que tinham sido vistas por alguém. Havia um costume em Bombinhas das pessoas fazerem uso de diversos recursos como, por exemplo, colocar uma tesoura aberta debaixo do travesseiro de uma criança não batizada para proteger da ação maligna das bruxas. Esta criança se começasse a emagrecer e definhar até a sua morte, logo era atrelado o fato com a doença da bruxa. Sinistramente, se ela falecesse e se os seus pais colocassem o caixão atravessado na porta de casa e fossem interrogados pela primeira mulher que aparecesse, seria ela própria a bruxa que estaria ali para levar definitivamente a vida da criança para se manter jovem.
Informações essenciais sobre Bombinhas
Algumas informações necessárias que todo visitante precisa ter como um guia:
DDD de Bombinhas: É o numero 47.
Voltagem: 220 v
Operadoras de Celular: Claro, Oi, Vivo, Tim.
Posto de Saúde Bombinhas: (47)3369-0225
Pontos de táxi: (47)9993-3509 /(47)9983-9517 /(47)9902-0663 /(47)9973-4591
Casa do Turista: (47)3393-6000 /(47)3369-5030
Além da natureza e lindas praias Bombinhas se destaca na região por sua gastronomia especializada em frutos do mar e pelas baladas procuradas por jovens de todas as tribos em busca de agito e vida noturna efervescente!
Então, programe-se e conheça Bombinhas uma cidade aconchegante e o destino certo para quem busca curtir as férias de um modo único, especial e inesquecível. Se tiver dúvidas fale com a gente nos comentários!
Foto capa: maisdomesmomundo.files.wordpress.com