O que fazer em Bento Gonçalves

Vamos passear em Bento Gonçalves! Leia aqui as melhores dicas para conhecer a cidade e saber o que fazer em Bento Gonçalves.

O que fazer em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é um município bem conhecido no caloroso (embora de clima friozinho) estado do Rio Grande do Sul. Esta cidade recebe milhares de visitantes todos os anos, atraídos para férias ou feriados tranquilos, longe das multidões que lotam o sudeste ou da agitação do nordeste. Mas se você não sabe o que fazer em Bento Gonçalves, aqui vai uma lista de 05 boas sugestões para aproveitar ao máximo este destino de viagem.

1. Atividades tipicamente italianas

Foto: http://www.olaserragaucha.com.br/

A imigração italiana para a região de Bento Gonçalves começou há mais de um século, quando os primeiros italianos desceram dos navios, aportando no Sul e Sudeste do Brasil para trabalhar em nossas lavouras.

Acontece que, ao longo destes mais de cem anos, a cultura italiana em algumas regiões se enfraqueceu ou simplesmente se descaracterizou, misturada à cultura de portugueses, espanhóis, alemães, japoneses e até mesmo coreanos que também vieram para o Brasil durante o desenvolvimento de nossa história. É isso que faz do nosso país um lugar tão especial – a multiculturalidade. Porém, em Bento Gonçalves a história seguiu um caminho um pouquinho diferente.

Lá, a cultura italiana não foi esquecida nem dissolvida. O local se tornou um reduto para as tradições que foram trazidas da Itália, com famílias tradicionais que criaram raízes na cidade e estão lá a gerações.

Isso significa, é claro, que alguns dos aspectos que mais gostamos da Itália podem ser experimentados bem aqui, no Rio Grande do Sul. Uma excelente sugestão é fazer uma visita temática para conhecer a culinária, a música, as festas típicas, a arquitetura e a energia fantástica dos italianos sem precisar cruzar o oceano.

2. Conhecer a capital nacional do vinho

Foto: https://www.youtube.com

Nem todos sabem, mas Bento Gonçalves é considerada a capital nacional do vinho. Isso faz sentido, já que é uma verdadeira colônia italiana – uma das nações mais famosas do mundo por seus excelentes vinhos, em competição acirrada com a França.

Como o brasileiro também adora um bom vinho, Bento Gonçalves desenvolveu uma atividade bem especial: o enoturismo, que permite conhecer as vinícolas e as manufaturas de vinho. É uma excelente oportunidade cultural, já que permite conhecer melhor todo o trabalho, habilidade e dedicação que estão por trás das melhores garrafas de vinho nacional.
Para completar, o vinho não vem sozinho. Em diferentes partes da cidade, é possível saborea-lo acompanhado por queijos, salames e massas inigualáveis, que também são herança da tradição italiana para Bento Gonçalves.

3. Apreciar o patrimônio arquitetônico

Foto: http://selfdrive.com.br/

Bento Gonçalves é uma cidade que vibra com a cultura italiana, de uma maneira difícil de encontrar em qualquer outro canto do país. Essa vibração reverbera também nas paredes de suas construções arquitetônicas, feitas em estilo europeu. São construções de pedra e madeira, muito parecidas com o que encontramos no norte da Itália, que abrigam moinhos, teares, e também casas de erva-mate – onde é possível experimentar um autêntico chimarrão.

Mesmo quem não é profundo conhecedor de arquitetura com certeza apreciará o passeio a Bento Gonçalves, que permite observar e tirar fotos de uma vila com um charme rústico, muito diferente das cidades modernas do dia a dia.

4. Sair da rotina

Foto: https://www.flickr.com

E se você não quer simplesmente olhar para essa magnífica relíquia histórica, você pode pegar carona nela. Com um passeio de maria-fumaça, é possível ir de Bento Gonçalves a Garibaldi e então a Carlos Barbosa. O viajante embarca nesse trem que nos remete a uma época mais simples, e observa uma das mais belas paisagens brasileiras – uma verdadeira terapia para desacelerar o ritmo da vida cotidiana.

Mas não se preocupe. Embora seja uma atividade bem diferente, com certeza não haverá chance para o tédio! A viagem é uma imersão total na cultura italiana, com um roteiro que inclui a oportunidade de – literalmente – envolver todos os seus sentidos. Durante o trajeto, que dura cerca de duas horas, há música, dança e degustações. Todos, desde crianças até idosos, podem aproveitar e se divertir durante o passeio.

5. Praticar um esporte radical

Foto: http://viagemempauta.com.br/

Mas se o retorno ao passado com a maria-fumaça não apela muito a seu espírito aventureiro, Bento Gonçalves vai mais além. Nessa cidade turística, há possibilidades para todos os gostos. Jovens e adultos podem praticar esportes radicais em meio às matas e cachoeiras da região – um cenário natural que torna a experiência ainda mais inesquecível.

Entre as opções de atividade estão o trekking, o rafting, o rapel e a tirolesa. Essas atividades ao ar livre permitem conhecer um outro lado de Bento Gonçalves. O ar puro da cidade, gelado nas manhãs típicas do sul, enche de energia seus visitantes. É a atividade ideal para retirar todo o estresse dos seus ombros e voltar para casa revigorado e em forma.

Viagens Personalizadas para Bento Gonçalves

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada para Bento Gonçalves? O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim, incluindo um roteiro 100% personalizado para você! Conheça mais sobre o Instaviagem.

Gostou das nossas dicas? A cidade de Bento Gonçalves é realmente surpreendente, cheia de histórias, de belezas e oferece muita diversão! Deixe seu comentário e fale pra gente o que achou das dicas.

Boa viagem!

Foto capa: http://www.rodosoft.com.br/

David Andrade:
Related Post