Planejando uma viagem para Araxá? Leia nosso guia de Araxá e saiba mais sobre esta linda cidade mineira!
Guia de Araxá
Uma das maiores novidades quando se viaja a um destino como Araxá é poder contar depois para as pessoas os lugares que conhecemos, as histórias da localidade, os seus costumes, a sua cultura, como é o clima, o nome de origem, enfim, tudo que podermos aprender do ambiente é bem-vindo! Por isso, devemos nos interessar por tudo isso não apenas quando se chega lá, mas bem antes. Trouxemos para vocês várias informações num só lugar para que o mantenha informado sobre a história da cidade de Araxá, sua fundação, seu clima, o relevo, gastronomia, população, localização, as melhores curiosidades e muito mais!
Informações Históricas
A cidade de Araxá foi sendo construída de forma lenta e progressiva. Para se chegar ao que hoje ela é foi por meio de muitas conquistas e lutas. Teve muita influência indígena, na verdade, eles foram os primeiros habitantes da região. Tanto que o nome da cidade é o nome da tribo daquela época há muitos anos.
Ela é bem conhecida como a cidade que se avista primeiro o sol pelo fato de que os índios araxás eram os primeiros a verem o raiar do dia por viverem nas partes mais altas da cidade. Não é à toa que a região se encontra entre os locais mais altos, planos e elevados com o qual contribuiu para o crescimento do turismo de aventura e ecoturismo.
Sua história remete-se ao século XVI que foi feita a expedição por Lourenço Castanho Taques em meio aos índios arachás que vivam em conflitos com os Quilombos de Ambrósio sendo um dos empecilhos para a ocupação da região.
Foto: paroquiasaosebastiaosg.wordpress.com
Os monumentos mais históricos e que retratam a vida e o cotidiano do povo araxaense é o Grande Hotel Thermas e o Museu da Dona Beja. Esses dois lugares são os mais conhecidos em toda a região. O Grande Hotel foi palco de grandes eventos, com presença de pessoas ilustres da época e tem uma arquitetura sensacional com mármores em cristais. Muito famosa por abrigar as águas sulfurosas que tem o objetivo de tratar a pele com poderes terapêuticos e medicinais.
Foto: www.skyscrapercity.com
Já o museu retrata a vida influente de Dona Beja para a cidade, que lutou incansavelmente pela liberdade das mulheres bem como a sua independência.
Localização de Araxá e distância da capital
Foto: www.bmxracing.com.br
Está localizada na mesorregião Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua distância da capital de Minas Gerais – Belo Horizonte – é de aproximadamente 367 km.
Fundação da cidade de Araxá
– Fundada em 19.12.1865.
Nome Pátrio
– Araxaense.
População de Araxá segundo IBGE 2014
– 101.136 habitantes.
Origem do nome “Araxá”
Foto: iepha.mg.gov.br
É de origem indígena representando assim como os indígenas Arachás, que vivam nas montanhas, eram os primeiros a avistarem o sol, e a verem o raiar do dia bem antes de todas as outras pessoas. Por esse fato, a palavra “Araxá” significa “lugar onde se primeiro avista o sol”.
Tipo de clima / relevo
- Tropical (altitude) é o clima que mais predomina na região tendo uma média anual de temperatura a 21° C fazendo com que seja um ambiente bem agradável durante o ano inteiro;
- O relevo é composto de 25% montanhoso, 15% plano e 60% ondulado.
Curiosidades
- A mineração é a maior fonte geradora de economia da região;
- Existia uma tribo indígena antes da oficialização da cidade chamada de Arachás com o qual originou o nome da cidade Araxá;
- Há banhos de lama negra para quem quer tratar e cuidar da pele no Grande Hotel Thermas.
- A Dona Beja evolucionou a independência feminina de sua época e por isso, foi construído um museu histórico (casarão) com seu nome por ter sido muito influente na região;
- As águas sulfurosas e terapêuticas têm o poder de curar doenças e aliviar dores no corpo, além de relaxar a mente;
- A formação geológica de Araxá possui riquezas minerais como as águas radioativas e sulfurosas, a apatia e o nióbio.
Foto: redetaua.blogspot.com
Sites e contatos importantes de Araxá MG
- Prefeitura de Araxá: www.araxa.mg.gov.br/
- Diário de Araxá (notícias): www.diariodearaxa.com.br/
- Portal Oficial do Turismo: www.minasgerais.com.br/destinos/araxa/
Gostou das nossas dicas? Tem alguma sugestão? Conta pra gente aqui nos comentários!
Boa viagem!
Foto de capa: saudenastermas.wordpress.com