Capital do estado do Sergipe, Aracaju é considerada a melhor cidade do Nordeste para se viver. É tranquila, segura, acolhedora e bem planejada com infraestrutura espetacular para o turismo de lazer e cultural. A cidade possui mais de 50 km de ciclovias e é apontada como uma das mais bem estruturadas do país, sendo a maior malha ciclo viária do Nordeste e a terceira do Brasil. Veja nossa guia de Aracaju!
Guia de Aracaju
A Orla de Atalaia é um ponto turístico com milhares de atrações entre quadras de esportes, lagos, fontes, ciclovias. Além das belas praias próximas e nos arredores da cidade.
Aracaju oferece ainda uma deliciosa culinária sergipana com pratos de frutos do mar, caranguejo, carne de sol. Os mercados municipais são cheios de surpresas para quem gosta de fazer compras de produtos regionais. Tem bancas de cordel, doces, artesanato, bebidas.
Junto a tudo isso, e o clima agradável o ano inteiro, se acrescenta a simpatia e alegria dos aracajuanos!
Gostou? Então, saiba mais sobre Aracaju no nosso guia.
História de Aracaju
Quando os primeiros europeus chegaram à região, os índios tapuias, até então habitantes dali por volta dos anos 1000, já tinham sido expulsos por povos tupis e a área já estava ocupada pelos tupinambás, um desses povos tupis.
Segundo historiadores um povoado surgido às margens do Rio Sergipe, próximo à região onde o rio deságua no mar, com o nome de Santo Antônio de Aracaju em 1699.
A localização no litoral, banhada pelos rios Sergipe e Vaza-Barris, foram primordiais para que o pequeno povoado fosse eleito por Inácio Joaquim Barbosa, presidente da província, para ser a sede do Governo do Estado, deixando Laranjeiras, Maruim e Itaporanga d’Ajuda, cidades maiores, para trás. Aracaju foi, então, fundada em 1855, originada de uma colônia de pescadores na Colina do Santo Antônio, passando a ser a nova capital da província de Sergipe, antes, título da cidade de São Cristóvão. O objetivo da mudança era facilitar o transporte marítimo já que São Cristóvão ficava no interior e era difícil a navegação fluvial das embarcações maiores até os portos.
Uma curiosidade interessante é que a cidade foi a segunda planejada do país, atrás de Teresina, e arquitetada formando quarteirões simétricos lembrando o formato de um tabuleiro de xadrez para que todas as ruas desembocassem no rio Sergipe. O nome pode ser originário do tupi arákaîu, que significa “cajueiro das araras”.
Foto: http://www.skyscrapercity.com/
Geografia, Clima e População de Aracaju
A capital do estado de Sergipe é banhada pelos rios Sergipe, Vaza Barris, Rio do Sal, Poxim e Pitanga e abrange uma área de 181,857 km². Aracaju tem 35 km de litoral os municípios que formam a Grande Aracaju são Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. O clima é tropical, quente e úmido, com média anual de 26º C e o bioma é de Mata Atlântica. A população foi estimada em mais de 620.000 habitantes em 2014.
Foto: http://www.jspecas.com.br/
Centros de Informações Turísticas
- Centro de Turismo
Endereço: Praça Olímpio Campos, s/n – Centro.
Telefone: (79) 3179 1947
Funcionamento: Diariamente, das 8h às 20h.
Foto: http://www.tripadvisor.com.br/
- Postos de Atendimento ao Turista
Aeroporto de Aracaju – Telefone: (79) 3243 7607
Atendimento: Diariamente – 6h às 24h.
Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite
Atendimento: Diariamente – 8h às 22h30m.
Arcos da Orla de Atalaia
Telefone: (79) 3243 6800
Atendimento: Diariamente – 9h às 21h.
Mirante da Praia Treze de Julho
Telefone: (79) 3179 2192
Atendimento: Diariamente – 8h às 22h.
Delegacia de Turismo:
Telefone: (79) 3255-2155
CPTur – Companhia de Policiamento de Turismo
Telefone: (79) 3223-2313
Dados Importantes
- DDD – 79
- Voltagem: 110 V
- Operadoras de Celular: Claro, Nextel, Oi, Vivo, Tim.
E aí, pronto para ir curtir Aracaju em alto estilo? Veja nossas outras publicações sobre este paraíso, anote as dicas e boa viagem! Se precisar de ajuda é só chamar nos comentários abaixo!
Foto capa: http://www.skyscrapercity.com/