O clima em Aracaju é tropical, quente e úmido, com período chuvoso de março a julho. A temperatura média anual é de 26°C e a pluviosidade média anual fica em 1.409 mm. A vegetação predominante é de manguezais às margens dos rios e o relevo é plano. Aprenda sobre o clima e quando ir para Aracaju!
Clima e quando ir para Aracaju
Aracaju é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro com muitas atrações no litoral, em seus restaurantes, mercados municipais, shoppings centers, atividades na orla da cidade.
O folclore é muito rico com eventos variados como as festas Reisado, Taieira, o Lambe Sujo, Caboclinho e as danças de São Gonçalo, Cacumbi, Cangaceiros, Parafusos e Chegança, além dos Bacamarteiros, Sarandaia, Samba de Côco, Pisa Pólvora e as famosas Quadrilhas Juninas.
Para quem gosta de festas juninas e cultura regional um bom período para visitar Aracaju é entre junho e meados de julho quando a cidade está totalmente enfeitada para as festividades e tem muita programação interessante.
-
Temperatura anual:
Média: 25º C
Mínima: 21º C
Máxima: 29º C
-
Meses mais quentes:
Dezembro, janeiro, fevereiro, março:
Média: 27º C
Mínima: 23º C
Máxima: 29º C
-
Meses mais frios:
Julho e agosto:
Média: 24º C
Mínima de 21º C e
Máxima de 27º C.
-
Períodos secos:
Setembro a Fevereiro
-
Períodos chuvosos:
Março a Julho.
Eventos em Aracaju
Mês: Janeiro
- Pré Caju Fest Verão
De 22 a 24 de janeiro de 2016, acontecerá o famoso pré-carnaval, evento anual que oficializa o Carnaval da região. Têm desfiles de blocos, trios em ritmos diversos como axé, forró, sertanejo e funk. A estimativa é de público é de cerca de 300 mil pessoas por dia na Av. Beira Mar, localizada no bairro 13 de julho.
- Festa de Bom Jesus dos Navegantes
A procissão fluvial é realizada em vários municípios do Sergipe. Em Aracaju, acontece no primeiro dia do ano percorrendo o estuário do rio Sergipe.
Mês: Junho
- Festas Juninas
O mês de junho é agitado no estado de Sergipe devido às festas juninas por todas as partes. Em Aracaju, os eventos começam no primeiro dia de junho e seguem até meados de julho. A cidade fica toda decorada e as festividades contam com muita diversão, comidas e danças típicas, shows de artistas regionais, concurso de quadrilhas, artesanato. Um arraial cenográfico com igreja, coreto, cruzeiro, delegacia, com fachadas coloridas e elementos regionais é montado na Orla de Atalaia, além dos bares e restaurantes com comidas típicas e um palco onde se apresentam grupos de dança e trios de forró.
Foto: http://fotospublicas.com/
- Forró Caju
O evento faz parte da programação das festas juninas e acontece nos mercados municipais, no Centro da capital. No ano de 2015, o Forró Caju teve duração do dia 19 ao dia 29 de junho com atrações renomadas como Luan Santana, Aviões do Forró, Elba Ramalho. A festa reúne cerca de 100.000 visitantes por noite.
Foto: http://www.brasil247.com/
O Ano Inteiro
- Reisado
O Reisado, festa de origem ibérica que surgiu no estado na era colonial, é uma dança apresentada na época do Natal em comemoração ao nascimento de Jesus e em homenagem aos Reis Magos. Antigamente era dançado na véspera do Dia de Reis e ia até fevereiro. Hoje, as manifestações acontecem em diversos eventos durante o ano.
Foto: http://cbceceara.blogspot.com.br/
Agora não tem mais desculpa. É decidir como ir para Aracaju, arrumar as malas e partiu! Se tiver dúvidas fale com a gente nos comentários abaixo.
Foto capa: http://www.turismosergipe.net/