Transporte: Cidade do México

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Dicas de Transporte em Cidade do México

Transporte público: O transporte público Cidade do México conta com combinação de serviço de ônibus, metrô, táxi e algumas ciclovias. A cidade conta com a maior malha metroviária da América Latina: são 12 linhas, 226 km, 195 estações e 7 milhões de passageiros diários. Há inúmeras linhas de ônibus e micro-ônibus.

Táxis: serviços de táxis são abundantes nas principais cidades do país, embora seja recomendável o uso de táxis registrados em hotéis por oferecerem maior segurança. Como o taxi é o meio mais procurado pelos turistas no México, a orientação principal é que não se deve pegar taxis avulsos nas ruas, mesmo em pontos turísticos de grande movimentação, e que se opte por taxis de “sitios autorizados”. A recomendação se deve à incidência de assaltos e sequestros a turistas que embarcaram em taxis de rua. A mesma recomendação se dá aos residentes no México. A página da Secretaria de Turismo do Distrito Federal recomenda os taxis de sitios autorizados e informa sobre outras modalidades de locomoção. Há serviço de uber na cidade.

No caso da Cidade do México e arredores, recomenda-se aos motoristas atentarem para o sistema de rodízio de automóveis de acordo com o final da placa e a data de fabricação do veículo (para mais informações, recomenda-se consultar o sítio web do programa "Hoy no circula" (http://www.sedema.df.gob.mx/sedema/index.php/verificacionhoy-no-circula/hoy-no-circula/calendario-del-programa-hoy-nocircula).

Para saber os limites de velocidade máximos permitidos, recomenda-se verificar a sinalização de trânsito. Nas cidades, não se deve superar 60km/h nas vias principais e 40km/h nas vias secundárias. Nas auto-estradas, em geral, não se deve ultrapassar 110km/h ou 100km/h, a depender do local.

Como em outras megalópolis, a Cidade do México enfrenta o desafio de oferecer infraestrutura de transporte adequada ao tamanho da população que necessita de seus serviços. O trânsito em horários de pico na Cidade do México é intenso e, mais do que a distância, o volume de automóveis nas ruas acaba por determinar a rota e o tempo de deslocamento.

Carteira de Habilitação

No México, permite-se a condução de veículos com a carteira de motorista brasileira (emitida pelo DETRAN) durante o prazo de seis meses a contar da entrada no país. Após esse período, é necessário solicitar uma carteira de motorista mexicana junto à Secretaría de Transportes y Vialidad (SETRAVI). É necessário o preenchimento de formulário, pagamento de taxa e agendamento de ida para emissão da carteira, que é feita na hora. Para maiores informações sobre documentação e localidade onde ir, consulte: http://www.semovi.df.gob.mx/wb/stv/licencia_de_conducir_tipo_a_con_vigencia_de_tres_a.html

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: