Destinos: Shanghai

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Shanghai

Xangai: poucas cidades no mundo evocam tanta história, excesso, glamour, mística e promessa exótica apenas no nome.

Arquitetura
Xangai abriga a segunda torre mais alta do mundo e uma série de outros colossos de pescoço. Mas nem tudo é razzmatazz sky-scraping. Além do verniz fresco da cidade moderna, tipificada por Pudong, você pode levantar a tampa para uma arca do tesouro de estilos arquitetônicos. O período de maior excedente cosmopolita da cidade - as décadas de 1920 e 1930 - deixou a cidade com exemplos imaculados de prédios art déco, a maioria dos quais sobreviveu às vicissitudes do século XX que assolavam Xangai. E há mais: desde as catedrais jesuítas, sinagogas judaicas e templos budistas até as habitações domésticas langtáng (laneway) e shíkúmén (portão de pedra), a herança arquitetônica de Xangai é como nenhuma outra.

Cozinha
Trinta anos atrás, a cena do restaurante em Xangai era cheia de bandejas de lata e garçons carrancudos, com comida internacional confinada às salas de jantar de hotéis "exclusivos". Hoje a cena do restaurante de dar água na boca é variada, excitante e atualizada - e Xangai tem seu próprio guia de jantar Michelin em 2017, provando até onde a cidade chegou. A comida é o centro da vida social chinesa. É sobre uma refeição que as pessoas se encontram com amigos, celebram e celebram negócios e gastam muito dinheiro. Algumas de suas melhores lembranças da cidade podem ser culinárias, assim como os Shanghainese fazem e fazem uma refeição.

Capital: Pequim
Língua: Chinês Mandarim
Moeda: Renminbi
Validade do passaporte: Deve ter validade mínima de 6 meses
Página do passaporte em branco: Duas páginas necessárias para carimbo de entrada
Visto de turista necessário: Visto Exigido
Vacinações: É exigido comprovante de vacinação contra febre amarela.
Restrições de moeda para entrar: Valor máximo de 20.000RMB
Restrições de moeda para sair: Valor máximo de 20.000RMB

Consulado-Geral do Brasil em Xangai

Endereço: JIANG NING LU 188 ASA BUILDING 703 SHANGHAI CHINA 200041
Telefone: (008621) 6437-0110 / 6474-5944
Plantão Consular: (861) 3166 231312 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: cg.xangai@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://xangai.itamaraty.gov.br/ 

---------------------------------------------------------------------------------

Segurança pública   

A China é um país seguro para estrangeiros. Embora casos de pequena delinquência (batedores de carteira, por exemplo) em lugares de grande movimento sejam cada vez mais frequentes, são raros os registros de violência física contra turistas.

Golpes e extorsões   

Evite aceitar ofertas, convites e abordagem de desconhecidos. A abordagem pode começar com pedido de fotografia, ou para "praticar inglês", ou outro pretexto amistoso. Não se deve aceitar ofertas e convites de desconhecidos, por mais simpáticos que possam parecer. Deve-se evitar taxis clandestinos, que não possuem a sinalização adequada, nem taxímetros.

Clonagem de cartões

A China é apontada como um dos 20 países com maior incidência de clonagem de cartões de crédito. Como em diversos centros urbanos em vários países, recomendam-se cuidados básicos para evitar a clonagem de cartões. Deve-se, sempre, solicitar que o cartão seja manuseado na presença do portador. Em comércios informais, recomenda-se preferivelmente realizar pagamentos com dinheiro em espécie. Em caixas eletrônicos, deve-se verificar, antes do uso, se não há câmeras ou qualquer tipo de alteração na máquina.

Falsificação monetária

Falsificação de notas consiste em grave problema na China. Recomenda-se fortemente a cidadãos brasileiros que não sejam trocadas moedas na rua, mas apenas em bancos ou casas de câmbio.

Contatos importantes          

Em casos de emergências, autoridades policiais podem ser contatadas pelo número 110. Poucos atendentes, no entanto, conseguirão comunicar-se em inglês.

---------------------------------------------------------------------------------

Câmbio

Há limites para troca de dólares no país. Aconselha-se, nesse sentido, trocar somente o necessário ao chegar ao país.

Nos aeroportos e nas grandes cidades há diversos operadores de câmbio de moeda estrangeira. As moedas de mais fácil aceitação para câmbio são dólar dos EUA e Euro. O turista brasileiro não deve trazer Reais porque terá dificuldade de fazer câmbio. O ingresso As taxas de câmbio são divulgadas diariamente no website oficial http://www.boc.cn/sourcedb/whpj/enindex.html. O viajante estrangeiro que ingressar na China com quantia em dinheiro acima de USD 5,000.00 (cinco mil dólares) precisa fazer declaração à autoridade alfandegária (China Customs).   

Cartões de crédito e débito

A maioria dos hotéis, restaurantes e grandes lojas aceitam cartões de débito e de crédito internacionais. Confira antes quais são os cartões aceitos, já que muitos estabelecimentos admitem apenas cartões emitidos na China.

Bancos

Em praticamente toda China  há terminais ATM que operam cartões bancários de bandeira internacional (UnionPay, Visa e Mastercard são os mais difundidos).

--------------------------------------------------------------------------

Rede de saúde

É preciso ter seguro-saúde válido na China ou dar garantia de pagamento para ser atendido em hospital público ou privado, mesmo em situação de emergência. O paciente sem seguro-saúde precisa pagar depósito de garantia ou autorizar débito no cartão de crédito para ser admitido em hospital, incluindo hospital público. O transporte de paciente em ambulância (telefone 120) deve ser pago à vista, em moeda local.

Huashan Worldwide Medical Service (hospital público, com atendimento em inglês)
Emergências: 493 Huashan Road, Building No.1
tel 24h Emergências: 120
tel: 6248 3986 ou 6249 9295
http://www.sh-hwmc.com.cn 

Telefonia móvel       

Telefones celulares das principais operadoras brasileiras funcionam na China, mas o custo do roaming internacional é muito alto. Turistas podem comprar "sim card" na chegada, nos aeroportos de Xangai (Pudong e Hongqiao), ou nas lojas das operadoras chinesas. É imprescindível  apresentar o passaporte.  

Internet         

O acesso à internet é amplamente disseminado na China. Em alguns cafés, poderá ser necessário apresentar passaporte e tirar foto para assegurar o acesso à rede wifi. O acesso a alguns sites na internet não é possível a partir da China, incluindo Google, Gmail, YouTube e redes sociais como o Facebook e o Twitter. Tentativas de acessar essas redes podem ser monitoradas. Alguns aplicativos para "smartphones" não funcionam no país.

Comunicação e idiomas      

O aplicativo "Pleco" para tradução inglês-mandarim funciona offline e pode ser baixado gratuitamente em IOS e Android. Google Translate (como todos os produtos Google) é bloqueado na China.   

Padrões de rede elétrica      

A  voltagem é 220V, na frequência de 50Hz. As tomadas brasileiras de três pinos não podem ser usadas na China sem adaptador. É preciso trazer o adaptador do Brasil. 

Gorjetas

Restaurantes: em geral, não há necessidade de gorjeta se uma taxa de serviço já foi adicionada, portanto, verifique sua fatura.
Hotéis: Carregadores podem esperar uma gorjeta.
Motoristas de táxis: não esperam gorjetas.

---------------------------------------------------------------------

Chegando em Shanghai do aeroporto:

Os trens Maglev do Aeroporto Internacional Shanghai Pudong partem a cada 20 minutos. A linha 2 do metrô liga o aeroporto ao Aeroporto Hóngqiáo. Os ônibus para o aeroporto partem a cada 15 a 30 minutos. Um táxi para o centro de Shanghai custará ¥ 160.

Informacões úteis

Veja informações úteis gerais sobre Shanghai e China.

Os Especialistas do Instaviagem recomendam este destino para o perfil:


💏 Casal
💃 Viajante Solo
👪 Família
👯 Amigos
🌲 Natureza
🚵 Aventura
🍴 Gastronomia
💆 Relax
💙 Romântico
🏯 Cultura
🌆 Agito
🏡 Cidade Pequena
🌊 Praia

Outros destinos similares:

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: