Destinos: Johannesburg

No Instaviagem você encontra as melhores dicas de viagem em um só lugar.

Sobre Johannesburg

Estar em Joanesburgo é a oportunidade perfeita para se aprofundar na história de um país que em diversos aspectos se parece com o Brasil. A mistura de sabores, credos, etnias e línguas (são 11 idiomas oficiais!) promove uma imersão em uma história nem sempre bonita, mas que mostra ao mundo a necessidade do respeito ao ser humano e a luta contra a discriminação. A verdade é que Joburg não é um destino essencialmente turístico e muitos que desembarcam no O. R. Tambo - o aeroporto mais movimentado da África - conhecem a cidade de passagem. Joanesburgo e seus arredores têm muitos pontos turísticos interessantes, paisagens belas e entretenimento.

Capital Pretória (administrativa); Cidade do Cabo (legislativa); Bloemfontein (judiciária)
Língua: Inglês e línguas nativas
Moeda: Rand
Validade do passaporte: Deve ser válido no momento da entrada
Página do passaporte em branco: Passaportes devem ter, pelo menos, duas páginas em branco totalmente sem uso
Visto de turista necessário: Não é necessário vistos para viagens de até 90 dias
Vacinações: É exigido comprovante de vacina contra febre amarela
Restrições de moeda para entrar: Não há
Restrições de moeda para sair: Não há

Embaixada do Brasil em Pretória

Endereço: Hillcrest Office Park Woodpecker Place First Floor 177 Dyer Road, Hillcrest Pretoria, 0083 South Africa
Telefone: + 27 (12) 366.52.00
Plantão Consular: (2782) 653.64.68 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: pretoria@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://pretoria.itamaraty.gov.br/

Consulado-Geral do Brasil em Cidade do Cabo

Endereço: 7 Bree Street, 9o andar - Touchstone House 8001 – CBD - Cape Town África do Sul PO BOX 7958 Roggebaai 8002
Telefone: (00xx27) 21 421 4040 ou 021 421-4040 para ligações locais.
Plantão Consular: (2782) 077 8496 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
Email: cg.capetown@itamaraty.gov.br
Site da Repartição: http://capetown.itamaraty.gov.br

Instadicas:

Conversor de energia: você precisará de um adaptador de tomada e ela é de 220v.

Imposto: O imposto sobre valor agregado (VAT) é cobrado na maioria dos itens. Os turistas estrangeiros para a África do Sul podem ter seu VAT de 14% reembolsado desde que o valor dos itens comprados exceda R250.00. O VAT é reembolsado no ponto de partida desde que os recibos sejam produzidos. Para mais informações, visite www.dfa.gov.za/consular/vat.htm 

Gorjetas: A maioria dos restaurantes não adiciona uma taxa de serviço às contas - portanto, é costume deixar uma gorjeta de 10 a 15%. Os atendentes de estacionamento e posto de gasolina podem receber qualquer pequena quantia disponível. Isso é sempre apreciado.

Recomendações Safáris: Recomendamos levar roupas de cores clara e principalmente cáqui para não atrair os animais durante as atividades externas. Não esqueça de tênis e botas de trekking, calças e blusas de manga comprida para se proteger dos insetos, repelente, protetor solar e óculos de sol. Binóculos e câmeras também são sucesso! Siga as instruções dos guias atentamente e não faça atividades sem guias capacitados, segurança em primeiro lugar!

Segurança pública:  A despeito do esforço das autoridades sul-africanas na redução da criminalidade, o país ainda enfrenta grave problema de violência, o que demanda atenção adicional dos viajantes. Em todo o país, inclusive em áreas não urbanas, aconselham-se aos cidadãos brasileiros procedimentos de segurança similares aos recomendados para as grandes cidades brasileiras. Deve-se ter atenção especial ao furto de passaportes em lugares públicos.

Clonagem de cartões: A África do Sul é apontada como um dos 20 países com maior incidência de clonagem de cartões de crédito. Há inúmeros casos de clonagem de cartões no país, por meio de um dispositivo instalado no leitor das tarjetas magnéticas dos terminais móveis. Recomenda-se, assim, que, ao efetuar pagamento com cartão de crédito, o cidadão brasileiro permaneça do lado do funcionário e fique atento durante a operação.

Segurança em veículos:  Contrate um veículo equipado com GPS ou obtenha um mapa de sua rota. Procure estudar o trajeto antes do embarque. Verifique a segurança e a reputação das zonas por onde pretende viajar e visite um escritório de informações turísticas. Mantenha pertences não visíveis, portas trancadas e vidros fechados.

Contatos importantes:  Polícia (SAPS - South African Police Service): 10111 (de qualquer região do país). Emergências médicas: 10777 (de telefone fixo); 122 (de celular).

Câmbio e dinheiro:

É possível realizar câmbio facilmente no aeroporto, de duas maneiras:
- Trocando dólares ou euros.
- Realizando um saque na sua conta corrente.

Viajar sem dinheiro não é bom, por isso recomendamos levar dólares ou euros. Recomendamos pelo menos US$300 para o caso de emergência. Outra opção é ir até os caixas eletrônicos, localizados também dentro do aeroporto, em vários locais. Pergunte no balcão de informações caso não os encontre. Eles são chamados de ATM.

Você pode realizar dois tipos de saques:
- Conta Corrente: o dinheiro sairá na hora da sua conta, com a cotação do dia.
- Cartão de crédito: o valor do saque será cobrado na sua fatura, com a cotação do dia de fechamento.

Ambas as opções não têm incidência de juros e o IOF é cobrado.

Informacões úteis

Veja informações úteis gerais sobre Johannesburg e África do Sul.

Os Especialistas do Instaviagem recomendam este destino para o perfil:


💏 Casal
💃 Viajante Solo
👪 Família
👯 Amigos
🌲 Natureza
🚵 Aventura
🍴 Gastronomia
💆 Relax
💙 Romântico
🏯 Cultura
🌆 Agito
🏡 Cidade Pequena
🌊 Praia

Precisa de ajuda para organizar sua viagem?

O Instaviagem é uma agência de viagem online especializada em pacotes feito sob medida. Nossa equipe de Especialistas vão montar e te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos.

Solicite uma proposta de cotação agora mesmo: